Pessoas

Pesquisadores

Agueda Bernardete Bittencourt Lattes
Professora Associada na FE-Unicamp. Possui graduação em Pedagogia (UFPR, 1973), mestrado em Educação (Unicamp, 1982) e doutorado em Educação (Unicamp, 1991). Realizou pós-doutorado na École Normale Superieure de Fontenay-Saint Cloud (ENS-LSH, 1996) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, 2005). É livre-docente pela Universidade de Campinas (2009). Foi professora conferencista na Universidad Pedagogica Nacional da Colômbia. Coordenou o projeto temático Fapesp "Congregações Católicas, Educação e Estado Nacional no Brasil" (2012-2016) e a "Rede Internacional de Investigadores sobre Educação, Cultura e Política na América Latina", em cooperação com equipes da Argentina, Colômbia e México. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema Nacional de Educação, Educação e Política, Igreja Católica, Educação e Estado.
Ana Maria Fonseca de Almeida Lattes
Professora Associada na FE-Unicamp. Possui graduação em Educação (UFMG, 1985), mestrado em Educação (Unicamp, 1993), DEA em Sociologia (EHESS, 1997) e doutorado em Educação (Unicamp, 1999). Realizou pós-doutorado na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS, 2004) e na Stanford University (2012). É livre-docente pela Universidade de Campinas (2010). Foi professora visitante na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS, 2006), na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO, 2013) e no Stanford Center for Latin American Studies (2011-2012). É coordenadora-adjunta da Fapesp, na área de Ciências Humanas e Sociais, e coordenadora-adjunta da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e reprodução das desigualdades, formação dos grupos dirigentes, estratégias de internacionalização e seus efeitos sobre as transformações do sistema educacional.
Carmen Lúcia Soares Lattes
Professora associada na FE-Unicamp. Possui graduação em Educação Física (UFPR, 1977), mestrado em História e Filosofia da Educação (PUC-SP, 1990), e doutorado em Educação (Unicamp, 1996). Realizou pós-doutorado na Université de Montpellier II (2007) e na PUC-SP (2007). É livre-docente pela Universidade de Campinas (2010). Foi professora convidada na Université de Montpellier II (2012), no Institut Universitaire de Formations de Maîtres de Montpellier (2005; 2006), na Universidad de la Republica do Uruguay (2015) e na UFMG (2015). É coordenadora da Área Ciências Humanas e Sociais CHS-III da Fapesp. Tem experiência nas áreas de Educação e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: história das práticas educativas na natureza, corpo e natureza, história das práticas corporais, história da educação do corpo e da higiene e história da educação física.
Eli Narciso da Silva Torres Lattes
Pesquisadora no Focus/Unicamp. Possui graduação em Ciências Sociais (UFMS, 2006), mestrado em Educação (UFMS, 2011) e doutorado em Educação (Unicamp, 2017). Coordena o Observatório da Violência e Sistema Prisional e é servidora do Departamento Penitenciário Nacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: execução penal, gestão e políticas para o sistema prisional.
Helena Altmann Lattes
Professora na FEF-Unicamp. Possui graduação em Educação Física (UFRGS, 1995), mestrado em Educação (UFMG, 1998) e doutorado em Educação (PUC-Rio, 2005). Coordena o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE/Unicamp) e o Grupo de Pesquisa Corpo e Educação, vinculado à Faculdade de Educação Física. Tem experiência nas áreas de Educação e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero e sexualidade.
Mauricio Ernica Lattes
Professor na FE-Unicamp. Possui graduação em Ciências Sociais (USP, 1995), mestrado em Antropologia Social (Unicamp, 1999) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP, 2006). Cursou doutorado sanduíche na Universidade de Genebra (2004-2005). Atuou em projetos de intervenção e pesquisa em instituições do Terceiro Setor, especialmente no Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (1995-2012). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e cultura, linguagem.
Vinicius Wohnrath Lattes
Pós-doutorando no Focus/Unicamp. Possui graduação em Direito (Unesp, 2009), mestrado em Educação (Unicamp, 2012) e doutorado em Educação (Unicamp, 2017). Cursou doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, 2015-2016) e estágio de mestrado na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales en Buenos Aires (FLACSO, 2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino jurídico, pós-graduação em Direito e elites jurídicas.
Juliana Regina Basilio Lattes
Professora no IFTO. Possui graduação em Ciências Sociais (UEL, 2004), mestrado em Educação (Unicamp, 2010) e doutorado em Educação (Unicamp, 2016). Cursou doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2013-2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema paulista de ensino e reprodução das desigualdades sociais.

Estudantes

Marília Moschkovich Lattes
Doutoranda no Focus/Unicamp. Possui graduação em Ciências Sociais (Unicamp, 2008) e mestrado em Educação (Unicamp, 2013). Cursou doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, 2016) e estágio de pesquisa na Universidad Nacional de Córdoba (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da ciência e da educação superior, gênero e feminismo.
Pâmela Roberta Ramelo Lattes
Mestranda no Focus/Unicamp. Possui graduação em Pedagogia (Unicamp, 2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e cultura, Sistema Nacional de Cultura.
Elaine Cristina Gonçalves Lattes
Mestranda no Focus/Unicamp. Possui graduação em Pedagogia (Unifran, 2009) e especialização em Psicopedagogia (Unicid, 2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: expansão do ensino superior, ações afirmativas e desigualdades educacionais.
Mariane M. Silva Lattes
Mestranda no Focus/Unicamp. Possui graduação em Ciências Sociais (Unicamp, 2011), com bacharelado em Sociologia (Unicamp, 2012) e antropologia (Unicamp, 2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trajetórias sociais e ensino superior.