Vida no FOCUS
O trabalho no FOCUS é fortemente direcionado para a pesquisa acadêmica nas áreas de Ciências Sociais e da História Cultural. Abrigando temas de estudo variados, seus pesquisadores estão unidos a partir das formas de abordagem sobre seus respectivos objetos. Nas oficinas de projeto e nos seminários de pesquisa são trocadas informações, percepções e insights sobre as investigações em curso, enriquecendo o processo de construção do conhecimento.
As oficinas de projeto são encontros em que estudantes de diferentes fases de formação (iniciação científica, mestrado ou doutorado) recebem comentários críticos e respondem questões de seus colegas em relação à pesquisa que vêm desenvolvendo. Por sua vez, os seminários são reuniões com pesquisadores convidados, lotados em instituições do Brasil ou do exterior. Trata-se de um momento de intercâmbio de aprendizados e experiências sobre as diferentes formas de condução de pesquisa.
Participando
A participação no FOCUS poderá acontecer desde a graduação, mesmo para aqueles que não são alunos da Faculdade de Educação da Unicamp. Em geral, a iniciação científica é a primeira experiência que se tem com pesquisa. Com projetos curtos (em média de 1 ano), os estudantes aprendem os princípios básicos do trabalho acadêmico e se envolvem no cotidiano do grupo de pesquisa.
Já os graduados em diferentes áreas poderão desenvolver seus estudos de pós-graduação (mestrado e doutorado) no FOCUS, devendo estar inscritos no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Unicamp, em duas de suas linhas de pesquisa: Educação e Ciências Sociais ou Educação e História Cultural.
O FOCUS também tem tradição em acolher pesquisadores de pós-doutorado para estágios geralmente financiados por agências de fomento estaduais, federais ou estrangeiras.
Colaboradores
Os pesquisadores do FOCUS integram redes internacionais de colaboração com laboratórios e universidades da Europa e da América Latina.