Politização e transmissão do poder político no Brasil

Período:
1987-2003
Coordenação:
Letícia Bicalho Canêdo
Financiamento:
Fapesp; CNPq
Trata-se de uma sócio-história da vida política e voltada para a observação sistemática dos usos, dos comportamentos e das representações dos atores políticos e sociais, procurando compreender como, de um lado, os indivíduos interiorizam e incorporam as maneiras de pensar e agir; de outro lado, que uso fazem disso nas suas práticas dentro das instituições. A pesquisa fundamenta-se em base de dados prosopográfica e apoia-se na comparação das maneiras diversificadas de adquirir predisposição para a atividade política, no confronto de trajetórias escolares, no exame das estratégias familiares e nos investimentos dos que tentam subverter as regras e as modalidades da organização do campo político. O interesse central da investigação situa-se nos momentos de transição (reestruturação do espaço político, avaliação momentânea dos recursos de um grupo…) como parte de um estudo sobre a duração em política. Este trabalho foi iniciado em 1987 e até 2003 desenvolvido com a bolsa de produtividade do CNPq, nível A. A partir de 2003 ele passou a ser apoiado pela FAPESP. Entre os artigos publicados a partir dessa pesquisa estão: Heranças e aprendizagens na ordem política brasileira (1945-2000); Les listes électorales et la nationalisation de la citoyenneté au Brésil; Um capital político multiplicado no trabalho genealógico; Herança na política ou como adquirir disposições e competências necessárias às funções de representação política (1945-1964); Herdeiros, militantes, cientistas políticos: socialização e politização dos grupos dirigentes no Brasil. Entre as teses e dissertações de estudantes vinculados à pesquisa encontram-se: “O voto do eleitor jovem: do ideal democrático a experiência cidadã”; “A Escola dos Dirigentes Paulistas”; "Condição dos refugiados de guerra angolanos".