Para que serve a Unicamp?

Período:
2003-2006
Coordenação:
Ana Maria F. Almeida
Financiamento:
Unicamp
CNPq
Qual é o destino dos estudantes depois que deixam a Unicamp? Estão todos profissionalmente ativos? Em que setor atuam? Ocupam cargos de chefia? São empreendedores? O que fazem exatamente? O seu trabalho está relacionado com a formação que receberam ou migraram para outras áreas? Tiveram dificuldade para conseguir um trabalho ou emprego? Como se desenrolaram suas carreiras? Como organizaram sua vida familiar? Como educam seus filhos? Essas são algumas das perguntas que essa pesquisa pretende responder, estudando os itinerários sociais, escolares e profissionais dos estudantes que se formaram na Unicamp no período entre 1985 e 1989 nos cursos de Economia, Engenharia Elétrica e Medicina (n= 1250). A pesquisa incide tanto sobre o período que precedeu a entrada na Unicamp (em termos das origens sociais e escolares dos estudantes) e aquele que corresponde aos anos de formação universitária, quanto sobre o momento de entrada no mercado de trabalho e a posterior consolidação de suas carreiras. As perguntas acima, de cunho mais descritivo, orientam uma investigação que essencialmente explicitar as condições sociais que tornaram possíveis esses itinerários.