Educação do corpo e vida ao ar livre: natureza(s) de um Brasil urbano (1900-1940)

Período: 
2010-2014
Coordenação: 
Carmen Lúcia Soares

A vida ao ar livre, uma certa valorização dos elementos naturais como o sol, o ar, a água, compõe o ideário médico e pedagógico brasileiro desde fins do século XIX. Como parte constitutiva e mais sofisticada da vida urbana, a natureza, ou as naturezas e os supostos benefícios de uma relação corporal mais direta com seus elementos, alcança as cidades brasileiras e, de fato, afirma-se no início do século XX. Este projeto tem como objetivo proceder um levantamento e análise de noções de natureza relacionadas à educação do corpo na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. Para tal intento diferentes fontes serão aqui tratadas: a) revistas relacionadas ao campo da educação escolar, educação física e do esporte; b) anais de congressos de educação, de educação física e de higiene promovidos por instituições científicas desses campos e/ou em aliança com o campo educacional; c) livros que tematizem processos educativos publicados no período delimitado deste projeto; d) manuais escolares de higiene e de moral utilizados na cidade de São Paulo; e) coleções de fotografia do período presentes nas fontes citadas; f) reproduções de artes plásticas, especialmente dos modernistas que tenham relação com a temática; g) memorialistas que tratam da cidade de são Paulo no período delimitado deste projeto.