Congregações católicas, educação e estado nacional no Brasil (1840-1950)

Período: 
2012-2017
Coordenação: 
Agueda Bittencourt
Financiamento: 
Fapesp

O projeto trata da imigração de congregações religiosas para o Brasil, no final do século XIX e  em meados do século XX. Examina as alianças, as disputas e os acordos que oportunizaram o deslocamento dessas congregações europeias, suas relações com o projeto da Igreja Católica para o Brasil, com o processo de  romanização da própria Igreja e com os projetos políticos das próprias congregações em fase de internacionalização. Analisa os efeitos da chegada de congregações religiosas no País, no momento de construção do sistema nacional de educação, de lutas pela laicização do estado e da sociedade e de configuração das cidades modernas. Tem seu foco central na educação, entendida como processo de socialização dos recém-chegados crianças e estrangeiros. Educação que se estende para além da escolarização, que também se desenvolve e é marcada pela vida urbana, pela estética da cidade, pelos objetos da cultura edifícios, livros, estruturas empresariais, artes , pelas linguagens. O que este projeto de pesquisa propõe, portanto, é examinar o lugar social das congregações católicas, a fim de problematizar as questões tradicionalmente presentes na história da educação brasileira. O aumento da circulação das congregações no sentido Europa-Brasil e a constituição de outras aqui no País se deram no período de construção do Estado Nacional. O objetivo geral deste projeto é compreender de que forma as congregações católicas que se espalharam por todo o País desde meados do século XIX participaram desse processo.