Circulação internacional e formação dos quadros dirigentes brasileiros

Período:
2007-2010
Coordenação:
Letícia Bicalho Canêdo
Financiamento:
Fapesp
COFECUB
Este estudo situa-se entre aqueles voltados para a compreensão do significado das batalhas contemporâneas sobre o sentido da “globalização”, ou do “projeto universalista”, que propõe, com base em negociações dadas por científicas, estabelecer formas de organização, princípios de ação e modos de governo que se pretende estender ao conjunto do planeta. O alvo é investigar os indivíduos e as redes que operam para a elaboração desse projeto nos organismos intergovernamentais, associações internacionais, ONGs, universidades e sociedades profissionais. Acredita-se que o conhecimento dos agentes envolvidos na aceleração desse projeto trará mais luz para a compreensão desse poderoso dispositivo hegemônico, que tende a se tornar o lugar central da reprodução das elites nacionais dos países periféricos em relação aos centros produtores de modelos institucionais universalistas. A proposta prolonga uma série de pesquisas conduzidas por uma equipe de pesquisadores que, apoiados pelos acordos CAPES/COFECUB, investigam os itinerários intelectuais e profissionais de universitários brasileiros que se dirigiram ao estrangeiro na busca de uma formação doutoral.