A institucionalização dos sistemas de avaliação da educação no Brasil (1990-2000)

Período: 
Desde 2011
Coordenação: 
Ana Maria F. Almeida
Como a avaliação em larga escala da educação pode se rotinizar e passar a ser tomada como uma aceitável tecnologia de gestão do sistema educacional no Brasil? Essa pesquisa parte dessa pergunta para estudar o processo de institucionalização da avaliação da educação básica, superior e pós-graduação no Brasil nos anos 1990, a partir do estudo das organizações e indivíduos que atuaram no período. Por um lado, utilizando o referencial teórico proposto por Pierre Bourdieu e colaboradores, a pesquisa se organiza para mostrar que esse processo é resultado das competições entre grupos dirigentes nas suas lutas pelo poder sobre o Estado. Por outro lado, utilizando os insights do novo institucionalismo no estudo das organizações, a pesquisa reúne elementos para discutir a inserção desses processos em desenvolvimentos que ultrapassam o quadro nacional. Para isso, o trabalho apoia-se sobre o estudo da literatura relevante, assim como de documentos de diversos tipos e entrevistas que permitirão produzir a biografia coletiva dos envolvidos, assim como identificar as redes em que articularam, os recursos que utilizaram e as estratégias que desenvolveram.