As atividades de pesquisa da Faculdade de Educação da Unicamp são organizadas a partir de duas estruturas. As linhas de pesquisa unem pesquisadores de diferentes departamentos e grupos de pesquisa a partir dos campos de estudo nos quais seus trabalhos se inserem. Já os grupos de pesquisa se constituem por afinidades na maneira de compreender e fazer pesquisa, explorando esses campos. No FOCUS, os pesquisadores estão vinculados às duas linhas de pesquisa apresentadas abaixo. No cotidiano do grupo, a diversidade de referenciais teóricos, métodos e abordagens contribuiu para uma rica experiência na formação de pesquisadores e no desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa.
Linha 2 – Ciências Sociais e Educação
Essa linha de pesquisa trata a dimensão social da educação a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. A formação do pesquisador e do educador nessa linha se dá por meio de diálogos interdisciplinares em diferentes campos e temas de pesquisa.
Campos de estudo:
- 
Criança, infância e educação
 - 
Educação e desigualdades
 - 
Ensino médio
 - 
Ensino superior
 - 
Estado e educação
 - 
Juventude e educação
 - 
Linguagem, cultura e desenvolvimento humano
 - 
Movimentos sociais e educação
 - 
Políticas públicas e educação
 - 
Sociologia da escola e dos sistemas de ensino
 - 
Violência e educação
 
Orientadores do FOCUS vinculados a essa linha:
- 
Ana Maria Fonseca de Almeida
 - 
Maurício Érnica
 
Linha 3 – Educação e História Cultural
Essa linha de pesquisa desenvolve trabalhos na perspectiva teórica e metodológica da história cultural e problematiza diferentes objetos e temas do campo educacional em duas dimensões: a instituição escolar com seus ritmos, tempos e espaços, seus conhecimentos e suas práticas; e a educação como processo cultural que implica na inserção de indivíduos e grupos em diferentes esferas da vida pública, voltando-se a investigações no campo da saúde, do gênero e da sexualidade, das distintas manifestações e representações corporais, das artes, entre outras. Trata também da investigação da educação como manifestação de poderes e contra-poderes de instituições e grupos sociais distintos.
Campos de estudo:
- 
Educação, cultura e catolicismo no Brasil
 - 
Educação e saúde
 - 
Educação e arte
 - 
Gênero e sexualidade
 - 
História da educação
 - 
História das instituições
 - 
História das práticas corporais
 - 
Instituição escolar, conhecimentos e práticas
 
Orientadores do FOCUS vinculados a essa linha:
- 
Agueda Bernardete Bittencourt
 - 
Carmen Lúcia Soares
 - 
Helena Altmann